Como emitir uma Carta de Correção (CC-e)
Mais agilidade na correção de suas notas fiscais
No dia a dia, pequenos ajustes em NFe-s são necessários. Mas não se preocupe: emitir uma Carta de Correção (CC-e) para sua NF-e no Nexaas OMS é um processo simples e rápido. Siga os passos abaixo e veja como é fácil manter seus documentos fiscais precisos e atualizados. Vamos lá!
📝 Localizando um pedido
Comece acessando o Nexaas OMS, realizando login com seu usuário e senha. Após, no menu principal lateral, clique na opção Vendas e, em seguida, em Pedidos de Vendas.
Você será direcionado para o painel principal de pedidos, onde poderá visualizar todos os registros existentes. Após localizar o pedido desejado, clique sobre o seu ID para acessar a tela de Detalhe do Pedido.
🔎 Importante: a carta de correção pode ser emitida apenas para pedidos que foram faturados com NF-e. Os status possíveis de emitir uma CC-e são:
- Faturado
- Disponível para retirada
- Em transporte
- Em rota de entrega
- Entregue
💡 Dica: para agilizar sua busca e garantir que você está selecionando o pedido correto, utilize o filtro Status no topo da lista. Isso ajudará a localizar rapidamente um pedido elegível para a emissão da CC-e.
📝 Iniciando a emissão da CC-e
Na tela de Detalhe do Pedido, localize o ícone de três pontinhos (...) na área superior direita da tela e clique sobre. Após, no menu que se abrir, selecione a opção Emitir carta de correção:

📝 Confirmação e processamento
Uma nova janela será exibida, permitindo que você insira as informações de correção. Siga as instruções em tela, preenchendo o campo de texto com as modificações desejadas. Para finalizar, clique no botão Gerar carta de correção:

💡 Dica: para emitir uma CC-e corretamente, acesse o artigo de ajuda Carta de Correção: o que pode e não pode ser corrigido e saiba mais. Lembre-se que o texto deve conter entre 15 e 256 caracteres!
📝 Acompanhamento e download da CC-e
Você será redirecionado de volta à tela principal do pedido. Para acessar o conteúdo da CC-e, acesse a aba Arquivos: nesta aba, você encontrará o histórico de emissões e ações da carta de correção.
Verifique o registro da carta de correção após o processamento. Para obter o documento eletrônico (XML) com os detalhes da CC-e, clique no ícone ao final da linha, passando o cursor sobre a linha indicada:

📝 Como obter o PDF da Carta de Correção (CC-e)
Se você precisa salvar a Carta de Correção Eletrônica (CC-e) em PDF, siga este passo a passo:
1. Verifique se a Carta de Correção foi emitida: nos detalhes do pedido, vá até o lado direito da tela em Histórico e confirme se o evento Carta de correção emitida está listado:

2. Copie a chave da NF-e: você precisará copiar a chave de acesso da NF-e (código de 44 dígitos). Essa chave pode ser obtida tanto no DANFE (PDF) quanto no XML da NF-e:

3. Acesse o site da Fazenda: entre no site oficial da Consulta NF-e e cole a chave no campo Chave de Acesso da NF-e. Depois, realize as verificações solicitadas e clique em Continuar:

4. Localize o evento da Carta de Correção: na tela que exibe os dados da NF-e, role até o último quadrante chamado Eventos da NF-e. Clique no número exibido na coluna Protocolo, referente ao evento Carta de Correção Eletrônica (geralmente o segundo evento):

⚠️ Atenção: pode levar alguns minutos até que o evento da CC-e apareça na página. Se você já emitiu a Carta de Correção no Nexaas OMS e ela não estiver visível, aguarde e tente novamente mais tarde.
5. Abra a Carta de Correção: será exibida uma janela com os dados da CC-e, incluindo o texto enviado. Para salvar em PDF, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Imprimir. Na tela de configurações de impressão:
- Confirme se o campo Destino está definido como Salvar como PDF;
- Clique em Salvar, escolha uma pasta e um nome para o arquivo e conclua o processo:

